Páginas

sábado, 29 de novembro de 2008

LIÇÕES DA CAMPANHA PARA PGJ

Prezados amigos,


Obrigado por tudo!

A campanha para PGJ nos trouxe grandes e valiosas lições. Somos uma das instituições mais importantes do país. Adquirimos o respeito da sociedade civil através de inúmeras ações em defesa da cidadania, do patrimônio público, meio ambiente, consumidor e tantos outros direitos difusos e coletivos.

Mas ainda resta muita coisa a fazer.

Devemos continuar a cruzada contra a corrupção, a improbidade administrativa e os crimes contra a administração pública, seguramente as principais causas dos problemas por que passa Alagoas. É preciso extirpar os seus tentáculos, sobretudo a sonegação fiscal, a compra de votos, o tráfico de influência e o clientelismo.

Mas também temos a obrigação de modernizar o Ministério Público, mediante uma administração técnica, ágil e eficiente. Precisamos adotar a política da transparência, democratizando as discussões sobre temas delicados como o valor de nossas diferenças salariais, interiorização dos assistentes de promotoria, critérios objetivos de promoção por merecimento, distribuição de eleitoral e, sobretudo, assegurar valor digno para as verbas indenizatórias por substituição.

Não podemos acreditar em promessas mirabolantes, desprovidas de qualquer base técnica, marcadas pelo absoluto desconhecimento da situação orçamentária da instituição. Não vamos colocar em risco a paridade, considerada a conquista institucional mais marcante dos últimos anos.

São muitos os desafios a serem enfrentados pelo próximo PGJ. É preciso garantir a infra-estrutura necessária ao adequado funcionamento do Ministério Público em todas as comarcas do Estado. Isso vai exigir espírito de negociação com os demais poderes sem colocar em risco nossas prerrogativas constitucionais.

Nesta campanha, tive a oportunidade de discutir com os colegas temas da maior importância para o nosso futuro. Em todos os lugares por onde passei fui recebido com respeito e entusiasmo. Tomei conhecimento de projetos maravilhosos concebidos por criativos colegas como a Caravana da Cidadania e a absorção do PROCON pelo MP. Emocionei-me com os abraços carinhosos, as manifestações de solidariedade e a expressão de confiança no projeto de Ministério Público que pretendemos implantar. Senti nos olhares o desejo de mudança, de renovação, de oxigenação.

Agradeço aos que, pacientemente, ouviram nossas propostas e nos deram importantes contribuições para a melhoria dos serviços a serem prestados por nossa instituição.

Agradeço infinitamente aos companheiros que, desde o primeiro momento, acreditaram em mim e abraçaram a causa com unhas e dentes, sacrificando o precioso tempo para me acompanhar em longas viagens e em diversas visitas, sempre alegres, confiantes e destemidos.

Agradeço a todos os candidatos pelo excelente nível da campanha, numa verdadeira demonstração de coleguismo e espírito de competição.

Agradeço até mesmo àqueles que não honraram a palavra empenhada ou desconfiaram da honestidade de meus propósitos, porque me tornaram mais forte e autoconfiante.

Agradeço, sobretudo, a Deus, por me dar coragem e determinação para enfrentar mais esse desafio, mantendo uma conduta ética, sem mentir, iludir, trair ou criar falsas expectativas.

Enfim, valeu à pena! Tenho certeza de que, seja qual for o resultado das urnas, o Ministério Público sairá mais rico e coeso.

Tudo farei para dirigir o Ministério Público com altivez, coragem e independência, mantendo-me fiel aos seus princípios e tornando-me um guerreiro incansável na luta pela dignidade de todos os seus membros.

Abração e até domingo!

GEORGE SARMENTO

Nenhum comentário: