Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CASA DA PALAVRA: 12 ANOS DE CULTURA E COMUNICAÇÃO

GEORGE SARMENTO
Freqüento a Casa da Palavra desde a sua criação, há 12 anos. Já no primeiro dia senti que se tratava de um projeto minuciosamente concebido para a formação de líderes que têm na comunicação sua principal ferramenta de trabalho. As atividades da instituição não se restringem a cursos de oratória ou metodologia do ensino superior. As noções de retórica são apenas um pano de fundo para que os alunos possam ter o controle de suas vidas, enfrentando as mais diversas situações comunicativas: discursos, conversações, entrevistas, recepções, debates, aulas acadêmicas, reuniões de trabalho etc.
O Presidente da Casa da Palavra, Dr. Ricardo Nogueira, domina a retórica com a mesma habilidade com que o espadachim movimenta o florete. É culto, poliglota, leitor compulsivo, intelectual sutil e bem-humorado, que faz do seu ofício uma profissão de fé. Seus cursos têm o objetivo de extrair dos alunos o melhor de sua essência, dando-lhes motivação para combater a timidez, a insegurança e o aterrorizante medo de falar em público.
O mestre ensina que a comunicação de boa qualidade não é um dom inato, mas uma técnica que pode ser aprendida por qualquer pessoa, desde que tenha determinação, força de vontade e muita disciplina. Sua mensagem é simples, direta e encorajadora: “você é capaz de transformar-se em um expositor eficiente! Basta que estude com afinco as técnicas ensinadas e vença o medo paralisante de falar em público”.
Na Antiga Grécia, o bom discurso tinha de reunir três requisitos básicos: agradar, comover e convencer. Ricardo Nogueira surpreende não só pela profundidade dos conhecimentos interdisciplinares, mas, sobretudo, pela forma original com que aborda temas complexos e controvertidos. Suas perorações mexem profundamente com as emoções humanas, extraindo risos espontâneos, choros furtivos, reflexões sobre a condição humana e encorajamento para enfrentar os desafios da vida.
Várias gerações de alunos já passaram pelos cursos oferecidos pela Casa da Palavra. Ali tiveram a oportunidade de aprender a planejar um discurso, usar adequadamente a metodologia científica, aplicar regras de etiqueta nas relações profissionais etc. Entre os diplomados, encontram-se empresários, funcionários públicos, políticos, professores, alunos de graduação e pós-graduação, militares, entre outros profissionais interessados em aprimorar as técnicas de comunicação profissional e acadêmica.
Na condição de professor, acompanhei centenas de estudantes de Direito à Casa da Palavra para discutir a importância da oratória jurídica na vida profissional. Sempre insisti, em sala de aula, que a palavra é a principal arma do advogado. Palavra escrita e falada. No mundo jurídico, a produção do discurso é determinante para assegurar a proteção à vida, à liberdade ou ao patrimônio. As aulas magistrais ministradas por Ricardo Nogueira sobre o tema ofereceram valiosas ferramentas para construir uma exposição objetiva, clara e argumentativa, preparando os futuros juristas para enfrentar os grandes embates a serem travados nos tribunais e salas de audiência.
Em várias ocasiões, tive a honra de assistir as conferências de Ricardo Nogueira. Percebi sua preocupação de adequar o discurso aos diversos públicos sem perder a densidade. O mestre não abre mão do bom-humor, dos aforismos e das histórias pitorescas, ingredientes essenciais a uma boa preleção. Incorpora à elocução ferramentas como a informática, a internet, projeção de imagens, vídeos, execução de peças musicais – o que o torna um orador criativo e comprometido com os avanços tecnológicos da sociedade pós-moderna.
A Casa da Palavra não foi criada para ser uma simples escola de oratória como tantas que existem por aí. Mas um templo do saber onde se cultua a língua portuguesa, a dignidade da pessoa humana, a ética, a polidez, a auto-estima e, sobretudo, a comunicação interpessoal em toda sua plenitude. É formada por uma equipe de abnegados funcionários, entre os quais destaco o cerimonialista Tony Admond, que tem atraído elogios por sua gentileza, eficiência e competência administrativa.
Comemorar os 12 anos da Casa da Palavra significa celebrar a consolidação de um projeto acadêmico que enriquece a cultura alagoana e enche de orgulho aqueles que, como eu, partilham o sonho de Ricardo Nogueira de promover a civilidade através da comunicação entre os povos, explorando todas as dimensões do diálogo, do discurso e da solidariedade.

Nenhum comentário: